22 agosto 2008

Principais Características do Webjornalismo


O Webjornalismo pode ser apresentado como uma ampla revelação comunicativa, que se caracteriza por trazer à tona ferramentas modernas e contemporâneas ao ato de comunicar.

Como a internet é um fenômeno dos avanços tecnológicos, que hoje conecta pessoas com os acontecimentos mais recentes do mundo, as transformações no modo de informar possibilitam o aperfeiçoamento do crescimento do webjornalismo.

Atualmente esse crescimento conta com ferramentas específicas da multimídia, como a Hipertextualidade, Interatividade, Multimidialidade, Memória, Personalização e Atualização contínua; os seis principais elementos na produção de jornalismo para a web.

A Hipertextualidade é uma ferramenta bastante utilizada para a interconexão de informações. Usada em sites de busca, ou até mesmo em sites de discussões e informativos, a hipertextualidade tem o intuito de possibilitar acesso a outros links que ampliarão as informações trazidas sobre determinado assunto, pessoa, empresa, etc.

Esse exemplo pode ser conferido no link a baixo, onde a partir de um texto, pode-se chegar a outra página que amplia as informações anteriormente apresentadas.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u439343.shtml

O incentivo à participação no processo de produção de notícias é o principal alvo da Interatividade,uma ferramenta que possibilita auxílio do usuário/leitor na construção do site. É uma estratégia que o mantém próximo ao site, pela possibilidade de diálogo.

O site http://terra.com.br/vcreporter/ é um dos sites que instigam o leitor a fazer parte da equipe, eviando textos, áudios e fotos de flagrantes de acontecimentos. É chamado de ‘você repórter’, e é uma ótima estratégia de jornalismo participativo, onde o cidadão também pauta e contribui com a mídia.

Um site que caracteriza-se por estabelecer Atualização Contínua de informações e conteúdo é o site do
Terra esportes. Eles têm uma enorme preocupação em manter o site com os últimos acontecimentos, trazendo notícias e informações em tempo quase que real.

A Personalização estabelece o molde que supre a necessidade de cada usuário de internet. É possível caracterizar, configurar páginas e selecionar assuntos a partir do interesse individual do internauta.
Google notícias é um exemplo de como personalisar uma página na Web de acordo com seus temas de interesse.

A Web facilita a Multimidialidade, pois na internet é possível utilizar diversos formatos para a noticiação de um acontecimento. Podem ser exibidos, vídeos, áudios, textos e fotos para a publicação de um assunto de forma fácil e rápida, promovendo uma variedade de meios para os internautas e uma complementação de um formato ao outro.

A Folha Online utiliza esses diversos recursos para informar o seu usuário. Veja um exemplo de texto e vídeo.

A possibilidade da construção de uma Memória é muito mais fácil e prática na Web do que no jornalismo impresso. Na internet os custos são bem menores e tudo pode ser armazenado através de arquivos.

Assim, o iternauta e o próprio produtor das informações têm acesso a qualquer dado publicado anteriormente, que podem ser separados por datas, temas etc. É o caso da Revista Veja que tem uma página para o arquivamento das edições anteriores. Clique aqui!

18 agosto 2008

Oi galera...
Estreamos nosso blog com uma super dica para você que curte música. É o Palco Mp3 que está na nossa lista de sites de divulgação. Lá, bandas "de garagem" tem espaço para divulgar suas músicas , letras, origem do grupo e muito mais.

Além de poder conhecer grupos musicais do seu interesse, você que tem uma banda também pode anunciá-la no site. É um espaço totalmente gratuito que pode dar grande visibilidade a sua banda. Fique Ligado!