10 novembro 2008

Produção Independente
Para entrar no mundo musical em Salvador, bandas buscam modos alternativos de produzirem seus Cd’s

Além dos shows em bares, boates e galpões, algumas bandas da capital baiana também sentem a necessidade de produzir um CD para divulgar o seu trabalho.

Sem o apoio das grandes produtoras musicais, essas bandas procuram modos alternativos, e os gastos são divididos entre os integrantes.




A banda de rock INSANUS era composta por quatro integrantes, um dos ex-componentes conta que a idéia de gravar um CD veio pelo fato de no momento eles estarem empolgados com a banda. “Estávamos tocando em alguns lugares, aí o baterista deu idéia e a gente resolveu fazer”, diz Thiago Queiroz (foto abaixo), ex-guitarrista da INSANUS.

Ele conta que primeiro gravaram no estúdio e cada um gravou seu instrumento separadamente e enquanto eles esperavam os ajustes finais das músicas, o vocalista, João Leite que tem habilidade em design fez o encarte do CD, as fotos foram tiradas nos muros do condomínio dele.

Depois do Cd produzido no estúdio pronto, eles foram numa gráfica com o CD e o encarte, fizeram 100 cópias, tudo custou 1000 reais que foram divididos entre os integrantes.

Thiago diz que a experiência de gravar no estúdio foi nova e engraçada. “Eram muitas horas dentro do estúdio e nunca esperava que seria toda aquela frescura (risos), mas eu gostava. A correria para pegar o desenho levar na loja, voltar, procurar gente que queira comprar.”, conta Thiago Queiroz. Quando ele viu o CD pronto disse que ficou todo besta e mostrava para todo mundo que conhecia.

Na conversa com Thiago ele conta que algumas bandas, como a Fresno, ficaram famosas por causa da gravação das músicas feitas no computador. É só ligar os instrumentos na entrada do computador, gravando cada instrumento separadamente. A qualidade não é mesma de um estúdio, mas serve de dica para quem quer divulgar seu trabalho em sites como o MySpace, Palco Mp3 e o TramaVirtual. E com um pouco de sorte e muito talento essas bandas conseguem uma gravadora.

BANDA KAMONA

A banda Kamona toca uma mistura de pop, reggae e música baiana e no momento, está produzindo um EP. Para quem não sabe o que é, a sigla significa Extended Play. Trata-se de um mini-álbum que tem entre quatro e oito faixas e duração de 15 a 35 minutos.

Inicialmente eles se reuniram na casa de Danilo Gil, o baterista. Lá eles tinham a possibilidade de montar a bateria no quarto de Danilo e plugar os instrumentos para a realização da pré-produção, na qual selecionaram algumas composições feitas por Marcelo Bullos e Junior Barreto, 15 no total, porém, somente 5 vão para o EP.

As músicas serão gravadas no estúdio e tudo pronto custará R$ 1200,00, os custos serão divididos entre os integrantes da banda e também entre patrocinadores.

“Mesmo contando com músicos experientes na banda, demos a sorte de encontrar gente que acreditasse em um trabalho novo, em uma experiência que pode dar muito certo”, conta Junior, vocalista e guitarrista da banda.

Para o KAMONA a produção do CD é uma forma de divulgar o trabalho deles, tanto para os fãs como para possíveis contratantes. “Vamos produzir a quantidade para apresentar a banda ao público e ao mercado, depois a necessidade vai nos dizer quantas cópias serão feitas”, diz Junior.

Assim como Thiago dos INSANUS, Junior do KAMONA também acredita que produzir um som legal de forma independente está ao alcance de qualquer banda.

Ele fala que com a tecnologia e o acesso a internet isso se tornou muito mais fácil, basta ter um bom computador e equipamentos medianos para a captação de som.

“Ser independente é o prazer de tocar o que a banda curti, a banda poder da a sua cara ao seu Cd, diferentemente de algumas gravadoras e produtores musicais que querem a cara deles no produto”, conta Junior.

Para curtir o som dos INSANUS acesse http://palcomp3.cifraclub.terra.com.br/insanus/ e para saber mais sobre a banda KAMONA, acesse http://myspace.com/kamonaguerreiro

Nenhum comentário: